ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

07/10/2020
Pesquisa sobre cães, do CEPEN pet (FMVZ/USP) fica em 1º em congresso Europeu

Estudo apresenta resultados importantes relacionados ao perfil metabólico de cães obesos após processo de emagrecimento


Uma pesquisa pioneira sobre cães obesos realizada no CEPEN pet – Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, no campus de Pirassununga (SP), espaço fruto de uma parceria com a PremieRpet®️, conquistou o 1º lugar no Congresso da European Society of Veterinary and Comparative Nutrition (ESCVN), um dos mais importantes do mundo no estímulo à pesquisa e disseminação de conhecimentos em nutrição veterinária.

Idealizada e orientada pelo Prof. Dr. Marcio Antônio Brunetto, responsável pela disciplina de Nutrição de Cães e Gatos na FMVZ/USP e Coordenador do CEPEN pet, a pesquisa intitulada “Serum metabolomics analysis reveals that weight loss in obese dogs results in similar metabolic profile than that of dogs in ideal body condition” apresenta aspectos importantes do metabolismo de cães obesos após o emagrecimento, a partir da análise de uma metodologia nova, chamada metabolômica.

O estudo revela que, após a perda de peso, cães obesos apresentaram perfil metabólico semelhante ao de cães em condição corporal ideal. “Esses resultados são bem interessantes porque se conseguimos entender os metabólitos envolvidos nas diferenças entre um cão obeso e um cão em condição corporal ideal, e principalmente o retorno à normalidade posterior ao emagrecimento, conseguimos ter a melhor compreensão dos mecanismos envolvidos. A avaliação metabólica em nível tecidual e celular e a identificação de alterações moleculares relacionadas ao sobrepeso pode nos levar, por exemplo, à melhora na prevenção e no tratamento da obesidade”, explica o Médico Veterinário Dr. Thiago Vendramini, um dos autores do estudo.

Para ele, o resultado contribui para o avanço do conhecimento sobre a nutrição veterinária e, consequentemente, para a melhoria na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos animais. “Receber o prêmio é muito bom, mas é muito mais prazeroso saber que isso pode gerar benefícios para médicos veterinários, tutores e principalmente seus animais”, afirma Vendramini.

A pesquisa também mostrou que cães obesos após o processo de emagrecimento podem apresentar outras condições benéficas relacionadas à perda de peso. “Quando os cães foram emagrecidos, por meio do uso do alimento PremieR Nutrição Clínica Obesidade, observamos que houve aumento da concentração de um metabólito chamado citrato, que está envolvido na inibição do desenvolvimento de cálculos urinários, por exemplo, informação que até então não tinha sido demonstrada em nenhum outro estudo com cães”, afirma Brunetto.

O trabalho contou com a coautoria da Médica Veterinária Vivian Pedrinelli e apresentadora do trabalho no Congresso, e do Médico Veterinário Henrique Tobaro Macedo, Analista de Capacitação Técnico-Comercial da PremieRpet®️. A pesquisa teve ainda a participação de outros profissionais, como Cristiana F. Ferreira Pontieri, doutora em nutrição de cães e gatos e diretora de desenvolvimento de produtos da PremieRpet®️. Além do estudo premiado, o grupo de pesquisadores do CEPEN pet apresentou outros 13 trabalhos no Congresso, reforçando a representatividade brasileira no cenário internacional. O evento contou com o patrocínio da PremieRpet®️.

CEPEN pet

O CEPEN pet – Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos da FMVZ/USP, em Pirassununga, fruto de uma parceria com a PremieRpet®️, foi fundamental para que os resultados dessa pesquisa fossem alcançados.

O espaço, que oferece uma infraestrutura completa, incluindo um laboratório equipado para análises clínicas e sala de matérias-primas, foi utilizado em todo o programa de emagrecimento dos cães para as coletas e a triagem.

“Esse prêmio mostra como as pesquisas do Brasil são cada vez mais relevantes no cenário mundial no que se refere à nutrição cães e gatos. Nós, da PremieRpet®️, temos orgulho de estimular essa evolução junto com o CEPEN pet, exercendo papel de referência no segmento. Atuamos para potencializar a geração de conhecimento científico e inovação dentro do universo acadêmico, que resulta no desenvolvimento de profissionais cada vez mais capacitados e mais produtos com conceitos nutricionais diferenciados e inovadores no mercado pet”, afirma Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet®️.

PremieRpet® - http://www.premierpet.com.br




Fonte: Lília Rebello / PremieRpet



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2020 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional