ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

22/11/2019
Maine coon, o gato bom companheiro

Conheça as características desse felino que é um ótimo companheiro para crianças e adulto

Maine coon, o gato bom companheiro



Apelidados de ''cachorro do mundo felino'', o gato maine coon é a prova concreta de que os felinos não são tão antissociais como muita gente pensa. Uma das principais características da raça é a natureza brincalhona, afetuosa e amigável.

Se a pessoa pretende adicionar um pet como membro da família e está procurando por um companheiro de brincadeiras, aventuras e carinho, talvez o maine coon seja ideal. Conheça um pouco da história e das características desse felino.

Caçadores natos e celebridades

O gato maine coon possui uma história de esperteza e glamour. Nos Estados Unidos, a raça era valorizada por sua habilidade em caçar ratos que insistiam em fazer morada nas fazendas. Mas ele não ficou conhecido apenas por sua função de caçador.

Tamanha era sua inteligência em perseguir os roedores que ele foi parar em um show de felinos. Durante a década de 1860, os agricultores exibiam seus gatos astutos na Feira Skowhegan.

De acordo com alguns estudiosos, os maine coons possuem toda essa destreza porque são descendentes da raça skogkatts norueguesa, que foi trazida para a América pelos Vikings.

Características físicas do gato Maine Coon

A raça se destaca por apresentar pelos longos e sedosos e orelhas e patas peludas. O grande peitoral e o corpo retangular determinam o porte imponente do felino. Ele pode chegar até 120 centímetros de comprimento e 44 cm de altura.

Os machos pesam entre 5kg a 9kg. As fêmeas são menores e pode pesar entre 4kg a 5kg. Em relação à cor do maine coon, ela é bem variada.

Existem felinos que apresentam as cores laranja, vermelho, creme, branco, preto, prata, castanho entre outras. Há também os malhados e multicoloridos. As cores mais comuns são marrom, cinza e branco. Alguns felinos podem apresentar 2 ou 3 cores.

Os olhos grandes, redondos, expressivos, largos e ligeiramente oblíquos são marcas próprias do gato maine coon. As cores dos olhos podem ser verdes, azuis ou dourados. As patas são redondas, grandes e adornadas. A cauda é longa e fofa.

Características comportamentais do Maine Coon

A natureza amorosa é uma das principais marcas registradas do gato maine coon. Além de sua disposição amigável, a inteligência é outro atributo típico da raça. Se há criança em casa, esse felino será uma boa companhia para os pequenos.

Sua bondade com crianças e com outros animais, incluindo o cachorro, revela sua alta capacidade de socialização. Mas, é preciso ter cautela. Se existe um pet na família, é preciso saber fazer a adaptação dos gatos para saber se ele aceitará com tranquilidade o novo membro.

O gato maine coon adora estar perto de pessoas. É facil perceber que ele fará de tudo para ficar por perto de seu tutor. Sua fidelidade, simpatia, espírito brincalhão e gentileza conquistam até mesmo o coração de quem diz não gostar de gatos.

Os machos, geralmente, têm uma personalidade voltada mais para a descontração e comicidade. As fêmeas também são brincalhonas, mas preferem ser um pouco mais reservadas.

O miado é outro elemento característico do gato maine coon. Ele é conhecido por ser um felino vocal. Isso quer dizer que, pelo miado, ele é capaz de comunicar exatamente aquilo que deseja.

Não espere ouvir por um miado estridente. Os maine coons emitem sons suaves, o que apresenta certo contraste por conta do seu grande tamanho.

Problemas de saúde que o gato maine coon pode desenvolver

Devido ao seu grande porte, o maine coon pode apresentar alguns problemas de saúde próprios da raça e das condições genéticas. Dentre eles, os mais comuns são displasia coxofemoral, luxação patelar, atrofia muscular espinhal e artrite.

Ele também está propenso a desenvolver cardiomiopatia hipertrófica, insuficiência renal e doença renal policística. Por isso, é importante que, ao longo de sua vida, ele seja acompanhado por um especialista em saúde felina.

Rotina e cuidados

Geralmente, o gato maine coon é muito independente e se adapta facilmente à rotina e ao ambiente. Ele adora água, o que desconstrói outra ideia acerca dos felinos e seu medo! Isso quer dizer que tomar banho será um momento de prazer e diversão para ele.

Os pelos longos demandam escovações diárias. Como ele gosta de carinho, esse momento não será estressante e você pode escová-lo com tranquilidade. Do mais, os cuidados que devem ser tomados são os mesmos em relação a qualquer outro pet.

A caixa de areia também deve estar devidamente higienizada. O ideal é manter duas caixas por felino. Não se esqueça de manter o ambiente limpo, arejado e com espaço para ele circular.

Vacinação, vermifugação, alimentação equilibrada, água fresca e consultas regulares com o veterinário devem fazer parte da sua rotina. A realização de check up com a frequência estabelecida pelo veterinário aumenta a expectativa de vida do pet, destaca a veterinária Tatiani Camargo do Vet Quality Centro Veterinário 24h.




Fonte: Valle da Mídia Comunicação



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional