ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

02/10/2018
4 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal

Há dezoito anos esta iniciativa promove um amplo debate, na tentativa de trocar o problema do abandono pela oportunidade da adoção responsável

4 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal



A defesa dos direitos dos animais não traz benefícios só para eles, se envolver em ações voltadas para o seu bem estar ajuda no desenvolvimento da vida pessoal. Habilidades como empatia, trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, liderança e muitas outras, são fortalecidas com essa experiência.

Este século traz um momento de reflexão e mudança, compensando um passado de abuso e maus tratos aos animais. Pela primeira vez, a sociedade está emergindo, dando aos animais um pouco de esperança e fé no futuro. As pessoas estão reposicionando atitudes de mais respeito a todas as formas de vida. Um patrimônio de ideias precisa brotar através desta conscientização. Está na hora de sermos os impulsionadores desta tendência e dedicarmos aos animais as nossas boas ações, promovendo a posse responsável.

Cada vez mais os animais fazem parte das famílias e a companhia deles desperta um valioso sentimento. O amor incondicional que eles oferecem precisa ser retribuído de várias maneiras, por isto educar as crianças não é apenas ensinar a ler e a escrever. É preciso dar a elas condições para que saibam pensar por si mesmas, distinguir o certo do errado e fazer opções conscientes em prol dos animais. Casos de maus tratos e abandono são registrados todos os dias em todas as cidades do país. No futuro, estas crianças se transformarão em pessoas instruídas e capazes de propagar a importancia da proteção dos animais e que, sem isto, eles não conseguem ter uma vida digna.

Com o intuito de disseminar conhecimento, sempre embasado em trabalhos voluntários, o Dia Nacional de Adotar um Animal, atingiu a maioridade. Há dezoito anos esta iniciativa promove um amplo debate, na tentativa de trocar o problema do abandono pela oportunidade da adoção responsável. A principio foram distribuídas gratuitamente cartilhas educativas em todo o país. A força da internet permitiu que houvesse um engajamento muito maior, promovendo atividades educativas em inúmeras localidades e a adoção responsável de muitos animais.

Comemorado no dia 4 de outubro, esta campanha educativa possibilita estabelecer uma mobilização em prol do direito dos animais e prestar uma justa homenagem á São Francisco de Assis, um exemplo de protetor dos animais, que nesta oportunidade tem seus princípios e valores ressaltados.

A defesa do direito dos animais se faz estimulando a cidadania, o desejo de fortalecer a responsabilidade social, e não apenas como um ato filantrópico. Precisamos combater a causa e não ficar se preocupando apenas em controlar as consequências.

Segundo Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour ( http://www.revistaecotour.tur.br) e, idealizadora desta campanha educativa, - ¨para mudar a sociedade é preciso que as pessoas mudem individualmente e, acreditem que com esta postura estarão caminhando na direção certa, aprimorando a conduta moral no que diz respeito ao relacionamento com os animais. É preciso estimular a ideia que a proteção dos animais se faz através da conscientização, ou seja, é preciso aprender a trocar o D de Doação pelo B de Boa ação.

Nesta causa não existe vencer, mas sim convencer seus semelhantes a serem mais sensíveis e unidos em prol dos animais.


Colabore, participe, faça a diferença:

- Divulgue esta proposta para seus amigos, nas escolas, nas igrejas, enfim ecoando no coração das pessoas. Através de cartazes confeccionados com muito carinho e criatividade, poderá divulgar em vários locais públicos, clinicas veterinárias e pet shops, que 4 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal.

- Cada aliado que se disponha ajudar, será sempre uma grande conquista e aumentará a possibilidade de diminuirmos o número de animais abandonados.

- A sua entidade poderá realizar eventos de manifestação de apoio e assim, fortalecer a sua participação neste processo de valorização e respeito ao animal na sociedade.



Fonte: Del Valle Editoria



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2018 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional