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29/06/2018
Pet shop, um mercado em constante evolução

Se existe no Brasil um setor que não conhece crise é o mercado pet

Pet shop, um mercado em constante evolução



Alguns especialistas consideram que por razões emocionais as pessoas não evitam despesas quando se trata de cuidar dos seus bichinhos de estimação.

Em uma quantidade aproximada, a proporção de habitantes e animais de estimação é de 5:3, ou seja, para cada 5 pessoas existem 3 animais de estimação. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, 44,3% dos lares brasileiros tem pelo menos um cachorro (no sudeste essa proporção chegou a 58,6%).

De acordo com a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o 2º maior mercado mundial de itens pet. O faturamento do mercado em 2016 no Brasil foi de R$18,9 bilhões, um aumento de 4,9% se comparado ao ano de 2015. As exportações movimentaram US$ 236,3 milhões, enquanto as importações chegaram a US$ 6,7 milhões. Esse número mostra a relevância do Brasil em nível global. Os EUA respondem por 42% do faturamento global do mercado PET, enquanto o Reino Unido tem 6,7%. O Brasil está empatado com a Alemanha, na terceira posição, com 5,1% da participação global desse mercado.

Outra pesquisa foi realizada para entender a estrutura desse mercado pelo Instituto Pet Brasil (IPB). Os dados apontaram que a maioria dos pets shops (29 mil entrevistados) é composta por empresas de pequeno porte e possuem faturamento entre R$60mil e R$100 mil.

Devido ao mercado promissor, os estabelecimentos devem garantir a satisfação para fidelizar cada vez mais clientes diante da grande concorrência. Além de oferecer produtos como ração, vestuário, brinquedo, medicamento, e outros acessórios, também disponibilizam serviços de banho e tosa. Mas a tarefa difícil para os consumidores é escolher um pet shop de confiança, que ofereçam produtos e serviços de qualidade.

A área de banho e tosa é um dos locais que merecem atenção, principalmente pela rotatividade de animais que por ali passam. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estabelece alguns princípios que todos aqueles envolvidos com a exposição, manutenção, higiene, estética, venda ou doação de animais por estabelecimentos comerciais devem adotar para promover a segurança, a saúde, e o bem-estar dos animais sob seus cuidados. No artigo 5º, item 3, estabelece que o pet shop deve manter temperatura e umidade adequadas no ambiente. Além de contar com um profissional técnico responsável pelo serviço, o ambiente deve ser limpo e livre de doenças, pulgas e carrapatos. Devido à alta umidade nesses ambientes, a proliferação de fungos, ácaros e a sobrevivência de ovos de pulgas e carrapatos presentes no ambiente podem ser constantes.

A aplicação de um desumidificador de ar neste ambiente é ideal, pois controla a umidade e evita microrganismos indesejáveis. Além do benefício na área de banho e tosa, o equipamento é eficaz também no local de armazenamento e venda de rações. Por ficarem perto de paredes, os alimentos podem absorver a umidade danificando-os e trazendo malefícios aos animais.

Donos de pets também estão aderindo o uso do desumidificador de ar em seus apartamentos e casas, pois previne doenças causadas por fungos e ajuda animais que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite, pneumonia, entre outras. O pet se tornou membro das famílias brasileiras, e a preocupação com sua saúde ganha destaque a cada ano, por isso controlar a umidade do ar é essencial, e a procura pelo equipamento desde 2015 cresceu em 13%.

Quer saber mais? Acesse nosso site: http://bit.ly/desumidificador_petshop
http://www.thermomatic.com.br




Fonte: Larissa Sólis / Thermomatic



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