ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

23/05/2018
Entenda os sinais clínicos mais comuns da osteoartrite em cães

Tratamento inclui desde cirurgia (se for o caso), terapia nutricional, controle de peso, uso de medicamentos, e reabilitação (fisioterapia, acupuntura)


São Paulo, maio de 2018 – As pessoas estão cada vez mais envolvidas com os seus animais de estimação. São eles que trazem alegria, amor e lealdade para a rotina do ser humano. Com isso, o desejo de que permaneçam por muitos anos como membros do convívio familiar, só aumenta.

Então, para preservarmos ainda mais a saúde dos animais, os cuidados devem ser acompanhados de perto e, na identificação de qualquer sinal de desconforto, devemos procurar imediatamente um bom profissional.

Um dos sinais clínicos de alerta para os donos de cães é notar se o animal vem apresentando resistência em caminhar, correr, subir escadas ou brincar. Alguns animais podem mostrar algum tipo de agressividade quando o tutor encosta na área acometida devido ao inchaço das articulações. Quando isso ocorre, pode ser um quadro de osteoartrite e somente o médico-veterinário poderá diagnosticar e avaliar qual o melhor tratamento. O tratamento geralmente é multifatorial e a maioria dos pacientes vão responder bem com a combinação de tratamento cirúrgico (se for o caso), terapia nutricional, controle de peso, uso de medicamentos e reabilitação.

A doença é conhecida por não ter cura e atingir todos os cães, sendo que as raças de pequeno porte representam 27% dos casos. De caráter inflamatório e crônico, ela é caracterizada por ser lentamente progressiva, degenerativa e por debilitar o animal. Além disso, pode afetar qualquer articulação desde joelhos e quadris até coluna vertebral. Fatores como idade, obesidade, doenças articulares anteriores ou traumas articulares podem gerar uma inflamação e desencadear a doença.

Papel da nutrição

A alimentação é um dos principais fatores para auxiliar nos casos de osteoartrite. “O objetivo do manejo nutricional é ofertar nutrientes que contribuam para a saúde das articulações e que auxiliem na manutenção do peso. Animais que apresentem obesidade ou sobrepeso é recomendado instituir junto com o médico-veterinário um programa de perda de peso”, comenta a Médica-Veterinária da Hill's Pet Nutrition, Sandra Nogueira.

Portanto, seguir o guia de recomendação e fazer retornos regulares ao médico-veterinário é essencial para garantir o peso ideal e avaliar a progressão da doença.



Fonte: Lis Assis



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2018 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional