ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar

Saiba o que é a equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico-educacional que utiliza o cavalo para promover um desenvolvimento biopsicossocial em pessoas portadoras de deficiência física ou com necessidades especiais.
É recomendada para pessoas com paralisia cerebral, derrame, trauma crânianos graves, lesões medulares, sindromes e até mesmo autismo, psicoses, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Sessão plenária de 09 de abril de 1997, a equoterapia é reconhecida como método a ser incorporado no arsenal de método e técnicas direcionadas aos programas de reabilitação de pessoas com necessidades especiais.
Diz ainda o parecer: "os dados levantados nas pesquisas devem ser concentrados na ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia) que juntamente com a Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, encaminhará ao Conselho Federal de Medicina - CFM para avaliação e posicionamento desta Casa".

São quatro os programas básicos de equoterapia. Hipoterapia,Educação/Reeducação, Pré-esportivo e Pratica Esportiva Paraquestre.

Hipoterapia:
Programa voltado para pessoas com doença física ou mental. A pessoa monta no cavalo que é conduzido por um guia. Essa ação é usada principalmente como instrumento cinesioterapêutico.

Programa Educação/Reeducação:
Um programa de reabilitação ou educativo para quem tem condição de exercer alguma atuação sobre o cavalo e conduzi-lo.

Pré-esportivo:
Também pode ser aplicado nas áreas de saúde ou educativa.
O praticante tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo e embora não pratique equitação, pode participar de pequenos exercícios específicos de hipismo, programados pela equipe.

Prática esportiva paraquestre:
Aplicado também como reabilitação e educativo para quem tem boas condições para andar à cavalo, já podendo participar de competições hípicas. Todos os programas contam com a orientação dos profissionais.


Para saber mais sobre o assunto, recomendamos os seguintes portais:
GATI EQUOTERAPIA (Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada)
http://www.lianaequoterapia.com.br/
ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia)
http://www.equoterapia.org.br/



Para ver mais artigos clique aqui

 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS válido! Valid XHTML 1.0 Transitional