ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar

Seu animal de estimação pode salvar vidas: Faça dele um doador (Universidade Anhembi Morumbi)



SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PODE SALVAR VIDAS. FAÇA DELE UM DOADOR.

Entre os avanços das especialidades veterinárias e o Banco de Sangue Veterinário , que é uma novidade mesmo entre os profissionais da área. Este é um dos serviços oferecido pelo Hospital Veterinário Universitário Anhembi Morumbi (HOVET-AM) desde 2005, que oferece o sangue total, como também os seus hemocomponentes (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado) para serem utilizados mediante as reais necessidades do receptor na rotina da clínica veterinária.


O serviço engloba além do fracionamento do sangue, a seleção de doadores, a realização do teste de compatibilidade e a pesquisa no sangue dos animais doadores, das principais doenças infecciosas transmissíveis por transfusão.



Quais os objetivos do Banco de Sangue Veterinário?


A proposta do Banco de Sangue Veterinário é garantir ao animal que será submetido a uma transfusão de sangue, um material de qualidade. Para isso, o Hovet seleciona os animais doadores e efetua a coleta adequada de sangue total.


Após esse procedimento, realiza-se o processamento das bolsas coletadas para obtenção dos vários componentes sangüíneos (papa de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas, entre outros), além da realização do teste de compatibilidade e a pesquisa no sangue dos animais doadores para identificação das principais doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão.


Quando seu animal pode precisar do Banco de Sangue Veterinário?


Em casos de grande perda sangüínea causadas por:


  • Atropelamentos
  • Intoxicações
  • Câncer
  • Doenças Transmitidas pelo carrapato
  • Cirurgias, entre outras

Clique Aqui para ver os receptores


Quem pode ser doador?


O cão doador deve preencher os seguintes requisitos:


  • Apresentar temperamento dócil;
  • Ter mais de 27 Kg ;
  • Ter idade entre 1 e 8 anos;
  • Estar vacinado e vermifugado;
  • Estar clinicamente sadio;
  • Não estar prenhe.

Quais os benefícios aos doadores?


Clique Aqui para ver os doadores


Os animais doadores ganharão avaliação clínica periódica com análise da condição corpórea geral e realização de exames laboratoriais, como hemograma completo, bioquímico e sorologia para as principais doenças transmitidas pelo sangue.


O doador receberá um certificado atestando a sua saúde. A doação de sangue será realizada a cada 2 (dois) meses, não oferecendo riscos para os animais.


No momento de cada doação serão realizadas as avaliações físicas e laboratoriais, garantindo um acompanhamento médico constante e possibilitando a identificação de doenças incubadas que ainda não apresentaram sintomas clínicos.


Além da monitoração da saúde, seu animal estará contribuindo para salvar vidas.


Como será o processo de doação?


Os candidatos serão selecionados em duas etapas: a avaliação inicial e a completa .


Na avaliação inicial será considerada a condição corpórea geral, peso e a quantidade de glóbulos vermelhos (hematócrito). Os animais que apresentarem valores no intervalo de normalidade serão convocados para a segunda etapa: a avaliação completa. Nesta avaliação será coletada nova amostra de sangue para realização do hemograma completo e a contagem de plaquetas.


Por uma alíquota de soro será monitorado a função hepática, renal e o perfil metabólico por meio de exames bioquímicos, além de testes sorológicos para as principais doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue. Dessa forma, o doador será avaliado e monitorado constantemente para as principais enfermidades que acometem os animais, tudo isso sem custo ao proprietário.


Como e onde cadastrar seu animal para ser um doador?


O cadastro pode ser realizado no HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI , na própria recepção, por telefone ou internet.


Hospital Veterinário Anhembi Morumbi


Rua Cons. Lafaiete, nº 64 – Brás


(11) 6090-4693


www.anhembi.br/hospital_veterinario


http://ber.geocites.com/hemoterapia_hovet_anhembimorumbi




Fonte: ARTIGO TIRADO DO SITE DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Para ver mais artigos clique aqui

 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS válido! Valid XHTML 1.0 Transitional