ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar

Pastor de Shetland: Conheça os padrões da raça


CBKC no. 88 de 30/04/95 FCI no.88 de 15/04/88
País de Origem: Grã Bretanha
Nome no país de origem: Shetland Sheepdog

Aspecto geral e características
Pequeno Cão de trabalho de pêlo comprido, de grande beleza, nada pesado nem tosco. A harmonia das suas formas é tal que nenhuma parte parece desproporcionada em relação ao conjunto. A pelagem do corpo, da cabeça e da juba são muito espessas. A cabeça bem esculpida e a doçura da expressão contribuem para a apresentação do Shetland ideal.
O Shetland é esperto, meigo, inteligente, sólido e ativo. De temperamento afetuoso e receptivo com o dono, reservado com os estranhos, nunca medroso.

Cabeça e Crânio
A cabeça tem o requinte de linhas; vista de cima ou de perfil, tem um formato de cunha alongada, truncada, que vai estreitando progressivamente das orelhas para o nariz. A largura do crânio é proporcional ao seu comprimento e o do focinho. O conjunto deve ser considerado em relação ao tamanho do cão.
O Crânio é chato, com uma largura moderada entre as orelhas, sem proeminência occipital muito saliente. As bochechas são achatadas e ligam suavemente à um focinho bem arredondado. O crânio e o focinho têm o mesmo comprimento, medidas a partir do canto interno do olho. De perfil, a linha superior do crânio deve ser paralela à cana nasal, com um stop pouco pronunciado, mas nítido.
O nariz, os lábios e o contorno dos olhos são pretos. A expressão característica é o resultado do equilíbrio perfeito e da harmonia do crânio com o focinho, o formato, cor e posição dos olhos e da posição e porte correto das orelhas.

Boca
Maxilares do mesmo comprimento, nítidas e fortes; a mandibula é bem desenvolvida; lábios bem coesos; os dentes, apresentam uma mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é: os incisivos superiores cobrem os inferiores em um contato estreito; estão inseridos de forma perpendicular aos maxilares.

Olhos
De tamanho médio, oblíquos, em formato de amêndoa; são castanho-escuros, salvo nos azul-merle, nos quais um olho ou os dois podem ser azuis ou manchados de azul.

Orelhas
Pequenas e moderadamente largas na base, estão bastante perto uma da outra no alto do crânio; quando o cão está em repouso, ficam dobradas para trás, mas quando está atento, viram-se para frente e ficam semi-eretas, com as pontas dobradas para frente.

Pés
De formato oval. As almofadas são muito grossas; dedos arqueados e bem juntos.

Movimentação
Movimentos ágeis, uniformes e graciosos; o impulso dado pelos ombros posteriores faz com que o cão cubra o máximo de terreno com o mínimo de esforço.
Saltos ou desvios dos movimentos, ambladura, passo rígido como se estivesse pisando em ovos e passo saltitante com uma grande deslocação vertical são defeitos muitos graves.

Cor
Marta - a cor pode ser clara ou escura; admitem-se todos os tons, desde o dourado-claro ao acaju intenso, mas o tom de cada cor deve ser intenso; deve-se evitar a cor de lobo e o cinza.
Tricolores - corpo de um preto intenso; preferem-se marcas de um vermelho vivo.
Azul-merle - azul-claro prateado, manchado e raiado de preto; preferen-se manchas de um avermelhado vivo, não devendo ser penalizada a sua falta; são de recusar as grandes manchas pretas, a cor de ardósia o tom de fuligem, tanto no pêlo de cobertura como no subpêlo; o efeito dado deve ser o de azul.
Preto/branco e Preto/Castanho - são cores também reconhecidas; podem haver manchas brancas (exceto no preto e castanho) no peito, na juba, nos membros e na ponta da cauda; podem formar risca ou colar, são preferidas as manchas parciais ou totalmente brancas (exceto nos pretos e castanhos), mas a sua falta não será considerada defeito; são recusadas as manchas brancas no corpo.

Pescoço
O pescoço é musculoso, bem arqueado e bastante comprido, para dar dignidade à cabeça.

Quartos Anteriores
Ombros muito inclinados para trás. Na cernelha, as escápulas só estão separadas pelas vértebras, mas inclinam-se para fora, permitindo uma curvatura das costelas muito procurada. A articulação escápuloumeral é bem angulada. O braço e a escápula têm aproximadamente o mesmo comprimento.
O cotovelo está a meia distância entre a cernelha e o solo. Os membros anteriores, musculosos e nítidos, devem ser aprumados quando vistos de frente; têm ossos fortes. Os metacarpos são sólidos e flexíveis.

Quartos Posteriores
Coxas largas e musculosas. O fêmur forma um ângulo reto com a garupa. A articulação do joelho apresenta um ângulo nitidamente marcado. O jarrete é nítido, anguloso, bem baixo; os seus ossos são fortes.
Vistos por trás, os metatarsos devem ser perfeitamente verticais.

Corpo
O comprimento do corpo do ombro à nádega é ligeiramente superior a altura na cernelha. O peito é alto, chega ao cotovelo. As costelas são bem arqueadas, mas inclinam-se como um fuso na sua metade inferior, permitindo liberdade de movimentos aos membros anteriores e aos ombros.
Linha superior reta; a linha do lombo descreve uma curva graciosa . A garupa inclina gradualmente para trás.

Cauda
De inserção baixa. As vértebras caudais vão se reduzindo progressivamente e chegam pelo menos ao jarrete. O pêlo é abundante. A cauda descreve uma ligeira curva para cima. Pode erguer-se ligeiramente quando o cão está em ação, mas nunca acima da linha superior. Nunca é raquítica.

Pêlo
Pêlo duplo. O pêlo externo é comprido, reto e de textura rija. O subpêlo é macio, curto e denso. O pêlo da cabeça e do peito é muito abundante, têm boas franjas nos membros anteriores. Acima do jarrete, os membros posteriores são cobertos por um pêlo muito abundante, mas abaixo dele o pêlo é bastante curto, bem como na bochecha.
Os exemplares ditos de "pêlo curto" devem ser recusados.

Tamanho
A altura na cernelha ideal é de 37 cm no macho e de 35,5 cm na fêmea. Qualquer desvio superior a 2,5 cm para mais ou para menos é um defeito.

(021) 2616-1782 ou (021) 9866-1442 - Falar com Victor


Créditos:
As informações e imagens presentes neste artigo foram gentilmente cedidas pelo Canil Sheltie Rivers, especializado nas raça Pastor de Shetland.
O Canil fica em Niterói (RJ) - Telefone: (021) 2616-1782 ou (021) 9866-1442

Para maiores informações acesse: http://www.sheltierivers.com/index.htm




Veja fotos desta raça clicando aqui



Para ver mais artigos clique aqui

 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS válido! Valid XHTML 1.0 Transitional