ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar

Os Cães e o Sexo
A partir do momento que seu cão começa a levantar a perna traseira para urinar estará entrando na puberdade.

Normalmente,a maturidade sexual ocorre aos 9 meses de idade, embora haja casos de cobertura aos 6 meses.

É muito importante observar se os dois testículos desceram para a bolsa escrotal,permitindo a maturação dos espermatozóides. O macho que possui um testículo tem condições de reproduzir, o que não é aconselhável, por que este defeito será transmitido geneticamente para seus descendentes.

O acasalamento deve ser realizado de forma criteriosa, entre animais saudáveis, onde o macho terá que ter no mínimo 1 ano e a fêmea deve estar preferencialmente no terceiro cio, entre o décimo e o décimo terceiro dia, onde se dá a ovulação.

A cópula mantém os dois atados por um período que varia de 5 a 20 minutos. O ambiente deve ser tranqüilo, se possível confinados num espaço apropriado, onde não haverá nenhum tipo de interferência, pois separá-los neste momento pode gerar sérios problemas a ambos.

O correto é não deixá-los juntos durante este período do cio,para evitar que fiquem muito exaustos. O excesso de acasalamento ou as tentativas frustradas podem impedir o macho de desempenhar o seu papel. Cães muito agressivos ou tímidos podem apresentar dificuldades para acasalarem.

Quando após inúmeras tentativas, não ocorrer o acasalamento e os dois forem comprovadamente férteis, não é conveniente insistir. Os animais precisam se sentir atraídos e forçá-los é muito prejudicial, ocasionando danos de personalidade.


Fonte: Vininha F.Carvalho
Para ver mais artigos clique aqui

 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS válido! Valid XHTML 1.0 Transitional